03 junho 2015

A Arte de Desenhar Super-Heróis

Passo-a-passo:

Como Desenhar Super-Heróis?

Nível: Básico

Introdução

       Desenhar é divertido!...Se você gosta de fazê-lo, não há motivo pelo qual não deva tentar. Afinal de contas, tudo que é preciso para começar a desenhar são um lápis, algumas folhas de papel e sua própria vontade. A diversão em si está em por mãos à obra. Você pode até ter nascido com um "dom natural", mas isso de nada adianta se não colocá-lo em prática.


    Aprender a desenhar, não é somente para os desenhistas profissionais, Mas para qualquer pessoa que gosta de "rabiscar" um pouco. Afinal o ato de "desenhar" é uma terapia!... além de ser uma profissão ou apenas uma diversão. 
     


Desenhando Super-Heróis




    Primeiro construimos a figura com linhas básicas, com este "boneco de palito" imaginando a pose e calculando as proporções do corpo. (Figura 1).



    A partir do rascunho das linhas passamos a preencher as bases, aplicando formas geométricas e construindo o personagem, para sentirmos o volume e massa da figura anatômica. (Figura 2). E linhas curvas ligeiras são traçadas onde buscamos ter a figura com forma mais natural, para que apresente um perfil mais realista. (Figura 3).


              


      Neste momento passamos a detalhar mais a figura e buscar maior precisão anatômica (Figura 4). Aqui procuramos estudar a musculatura e o devido posicionamento da figura anatômica. É sempre bom ter um "atlas de anatomia" para consultar, mas é importante estudar bem sobre o assunto. O estudo da anatomia humano é fundamental!.

    E na figura 5, nesta fase passamos a definir por completo cada detalhe do desenho. Acrescentando os detalhes dos trajes e características próprias do personagem. (Neste exemplo, eu estou desenhando o Wolverine, assim darei a ele mais desenvoltura muscular no seu corpo e não esquecendo das "garras" de mutante). Todas as linhas guias precisam ser apagados conforme vai se desenhando.



    Abaixo, finalmente temos o desenho definido com luz e sombra, cenário e devidamente limpo. Dica: - A aplicação de "luz e sombra" exigirá a utilização de modelos vivos ou estudos com fotografias.




O foco deste post foi apresentar passo-a-passo a figura básica dos super-heróis de cunho didático. Digamos que é para abrir seu apetite, para desenhar.


- Como diz a máxima do super-herói pioneiro, "para o alto e avante!".
Bons desenhos. E até a próxima.

Carlos Rodriggs. 
(Comic Book Artist)

- Veja também a minha aula de "como desenhar Mulheres??" - segue o link:
Como Desenhar Mulheres?