25 maio 2015

Influências Artisticas

- Como deixar o seu traço de alto 

nível...estilo "padrão Marvel - DC "???


 “Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes.”
Isaac Newton

Arte by Frank Frazetta e cores by Loopy Dave.



Introdução

    É o que eu sempre digo para os meus alunos, para aprender desenhar, é como aprender "escrever" ou "falar" uma língua! - Você aprende primeiro observando os outros e copiando as outras pessoas. E com o tempo de prática, você terá uma "personalidade própria", uma maneira individual de se comunicar: falando ou escrevendo. E com o Desenho, também não é muito diferente, você aprende desenhar atravez da observação e "copia". E só depois, com o tempo, os seus desenhos e traços terá uma "personalidade artistica" propria, unica. É importante dizer: que a copia de outros artistas, só serve para fins de estudos, mais nada além disso. E a copia são para os iniciantes, aspirantes à artistas, e para evoluir, ser um desenhista profissional é necessario e preciso criar e desenvolver sozinho, sem as copias. Senão você vai ser um Copista e não Desenhista!!
  
   Portanto, não desanime!..- Você está na fase do "Aprendizado"!. Então pegue uma revista de quadrinhos e escolha um desenhista de sua preferência e copie todos os rostos de um mesmo personagem e em todos os ângulos em que ele aparecer. Estude-o e aprenda muito!

    Se você é um amante e fã de  historias em quadrinhos e adora desenhar super-herois, e já sonhou ver um Batman ou Superman desenhado em seus traços estampados nas paginas de quadrinhos da DC Comics? ou ver um Wolverine versus o Hulk em uma longa batalha ilustrado por você nas revistas da Marvel Comics?. Certamente, primeiro, você se perguntou - "como deixar o meu traço de alto nível artístico?...estilo "padrão Marvel - DC? " -  A resposta para isso, esta em um período de tempo com muito estudo, pratica e dedicação!
    Mas para fazer o seu traço evoluir no "padrão Marvel - DC"?? -  Antes disso, você precisa estudar desenhos feitos por artistas consagrados, experientes, influentes na industria da ilustração e que contribuíram muito para a História da Arte acontecer.

    A partir de agora, eu vou citar uma lista de artistas que influenciaram uma geração de artistas (antigos e atuais). E que vale a pena estuda-los! - com certeza, você vai aprender muito com estes mestres e por consequência o seu traço vai evoluir para um nível de qualidade tecnica muito alto, no estilo "padrão Marvel -DC"..do jeito que você sempre sonhou.

Estudos de "Anatomia Masculina" sobre as Obras de Burne Hogarth.

      
Grandes Influências dos "Comics"


    Mas, para você, fã de quadrinhos que adora desenhar super-heróis. Quem nunca já sonhou desenhar super-heróis como o Ivan Reis, Joe Bennett ou Eddy Barrows; E dominar a tecnica da "luz e sombra" que nem o Mike Deodato ou David Finch? Ou desenhar mulheres super sensuais como o Ed Benes, Cris Delara, José Benício ou Adriana Melo? e dominar as tecnicas de composição e perspectiva como o Marcus To? e desenhar como o Phil Jimenez ou Greg Horn? ou Arte-finalizar igual o grande Joe Prado ou Jimbo Salgado?? e se tornar uma grande estrela dos "comics" como o Todd Mcfarlane, Joe Quesada ou Joe Madureira?? ou quem sabe ser o artista do "momento" (na moda) como o Loopy Dave, Philip Tan, Tony Daniel ou Alex Garner? - eu acabei de citar 21 nomes de artistas influentes e atuais que merece a nossa admiração e que suas artes tem muito a nos ensinar. Mas todos estes artistas atuais, estudaram grandes artistas antigos, que influenciaram uma geração de artistas do passado e continuam influenciando uma geração de artistas contemporâneo. Eles seriam a "raiz" de todo o "conhecimento" que possuimos hoje em dia. E na aula de hoje eu vou citar alguns desses super-talentos...


Histórias em Quadrinhos By Jim Lee (DC Comics).


    O domínio rigoroso do desenho da anatomia humana pode não ser imprescindível. Mas seu conhecimento é. E quem faz historias em quadrinhos precisa ter o bom-senso de estudar com afinco a figura humana para compreender os detalhes e a ciência da representação humana.
    A importância do conhecimento da anatomia do corpo humano para os artistas é muito grande. É absolutamente útil e necessária, na verdade, para quem gosta de desenhar historias em quadrinhos de qualquer gênero, o estudo da anatomia humana é fundamental. Eu sempre digo para os meus alunos que o segredo de desenhar "comics" está no estudo da anatomia humana.

   Bom, agora, eu vou citar os mestres da anatomia na figura humana. E que devemos observar, estudar e aprender muito com os esboços e desenhos produzido por eles. eu começo citando o Michelangelo Buonaroti e o Leonardo Da Vinci, ambos "monstros" consagrados no mundo das artes. De Versalis é outro mestre do desenho anatômico que merece o nosso respeito, os estudos deste mestre foi tão primoroso e preciso que até os dias atuais médicos e artistas seguem seus ensinamentos.
    Agora procure conhecer os trabalhos de Burne Hogarth, é autor de vários e primorosos livros de ensino sobre desenhos de anatomia humana. Artistas de todo o mundo estudam os livros de Hogarth, seu traço é influênciado por Michelangelo e De Versalis. E para potencializar os seus estudos de anatomia humana estude os trabalhos de George Bridgman e Andrew Loomis, ambos são autores de grandes livros de ensino sobre desenhos e construção da figura humana. Porém, se você estiver com os livros de  Hogarth, Bridgman e Loomis com certeza você vai aprender muito sobre a arte de ilustrar a figura humana. E para reforçar este estudo, eu não posso deixar de citar as obras de Alex Ross, Boris Vallejo, Simone Bianchi, Norman Rockwell e Anita Malfatti.

    Por enquanto, eu citei 11 nomes de artistas que são referências por todos os desenhistas, independentes de sua area de atuação (artes plasticas, pintura, publicidade, ilustração editorial, quadrinhos, animação, design gráfico,etc). Não importa a sua area de atuação no mundo da ilustração, você tem que conhecer as obras destes artistas que eu citei até agora.

Arte By Burne Hogarth


Agora, eu vou citar os artistas que são referência para aqueles que querem ser  desenhistas em quadrinhos.


     A arte de desenhar mulheres, ainda é uma das "máquinas" mais prazerosa e curiosa de se criar e ao mesmo tempo complexa, porém, não é facil fazer uma figura feminina que trasmita sensualidade, atração e beleza sem ser vulgar. Para quem vai ilustrar "pin-ups" (figura feminina sensual), vale a pena conferir os trabalhos dos artistas em quadrinhos do Bernie Wrightson, Adam Hughes, Gustave Doré, Jean Moebius, Frank Frazetta, Milo Manara, Richard Corben,Simon Bisley, Jaime Hernandez, Paolo Serpieri, Guido Crepax, Frank Cho e Jeffrey Jones.


Frank Frazetta: é um dos artistas mais influentes de todos os tempos na "Arte de Desenhar Mulheres".

      E para àqueles que pretendem desenhar heróis e estudar a figura masculina nos mundo dos quadrinhos. Conheçam os trabalhos dos artistas John Buscema, Steve Ditko, John Severin, Gene Colan, George Pérez, John Byrne, Shane Davis, John Romita, Alex Ross, Alan Davis, Olivier Coipel, Greg Capullo e o lendário Jim Lee.

Arte By Alex Garner.

     A expressão "Arte - Sequencial!" só existe hoje, por conta dos mestres da "narrativa-visual" que passaram mais de uma decada contribuindo com a arte de ilustrar quadrinhos. A narrativa-visual seria a capacidade de contar uma historia visualmente, sem precisar de textos ou balões de diálogo ou recordatórios. Artistas em quadrinhos que se destacam mais nessa categoria, eu cito o grande mestre Will Einsner e o "expressionismo" de Jack Kirby e Jhon Byrne e a linguagem corporal e composição de personagens de  Neal Adams, José luís garcia-lópez e Joe Kubert. Na ocasião vale a pena conhecer os trabalhos de Carl Barks.


Arte By Adriana Melo no seu Studio.


         Considerações Finais


     Eu termino este texto citando uma lista de artistas influentes, 64 nomes, que serve como referência para os estudos de qualquer desenhista que tenha como objetivo deixar o seu traço de alto-nivel em qualidade e tecnica. Como já foi dito inúmeras vezes, no meu blog, não há exatamente uma receita de como desenhar bem, desta ou daquela forma; o que há, sim, é muito estudo e treino em tempo integral. E claro, você não precisa seguir esta lista de artistas que eu citei na aula de hoje, existe tantos outros artistas influentes, que eu não citei, mas que serveriam como referência nos estudos de  ilustrar a figura humana e de desenhar quadrinhos. Eu citei apenas a "Estrutura-básica" para seguir, observar e apender a desenhar com estes mestres da ilustração, como base dos seus estudos, você, com certeza vai chegar longe. Mas, como eu disse, existe outros artistas, você não precisa estudar todos estes artistas que eu citei e não se limite apenas a esta lista, procure outros artistas, outros estilos diferentes, enriqueça o seu proprio conhecimento.



Arte By Frank Cho.


    O importante de tudo isso, é a frase que o meu amigo e professor de arte Marcio Abreu (desenhista da Red Sonja), dizia em suas aulas:
"Desenhe todo dia, esvazie o copo, estude os melhores, não seja arrogante, compartilhe conhecimento."

Arte By Frank Frazetta.


...E até a próxima!!!.... galera!.....

Carlos Rodriggs.