10 abril 2014

As "pin ups" e a "imagem" da mulher nos quadrinhos.


A grande maioria do público feminino deixam de curtir ou acompanhar o mercado norte-americano de quadrinhos ou não colecionam quadrinhos de Super herois por conta da seguinte questão:

"Mulheres nos quadrinhos norte americanos de super herois (Comics), são ridiculamente hiper sensualizadas - uniformes absurdos, poses físicamente esquisitas (quando não impossíveis) para mostrar seus atributos físicos.Enquanto a Arte desses posteres é bonita, atraente e muito nostálgica, tudo o que está fazendo é reforçar esses estereótipos de que a Super Heroina não é nada senão uma pin-up (figura sensual)."

E em todas as palestras que eu já participei, esta questão - porque quando se desenha uma personagem feminina, tem que ser uma "mulher gostosona" ???... Desenhar "mulheres gostosonas" é uma exigência dos Editores ou Agentes, isto é fato!... mas eu sempre respondo: - isto não é um "problema" exclusivo ou unico do mercado norte-americano de quadrinhos, isto, é um problema da MÍDIA EM GERAL, da multimídia!! -seja ela qual for, na mídia impressa ou digital,...na publicidade, nas piadas das rádios, nas imagens das revistas, e propagandas nas TVs, video-games ou filmes e claro, e isto, por sua vez, reflete nos quadrinhos.


   E  isso, só nos faz pensar, ou ter a certeza, de que a "imagem" que se vende mais "publicidades' ou que atraem mais públicos, é da "imagem" que possuir um melhor poder de "sedução", claro, para isso, usando a figura feminina.

   Mas, agora, nos ultimos tempos, recentemente, vem sendo mudado, aos poucos na indústria internacional de quadrinhos. Onde o público- feminino vem crescendo cada vez mais como "publico-alvo consumidores", aquele publico fiel, que curte ir nas bancas ou nas livrarias todos os meses para comprar quadrinhos. E isso, aos poucos, de uma certa forma, vem "incomodando" os Editores das grandes editoras internacionais de quadrinhos, como por exemplo, a Marvel comics e a DC comics, e estam colocando o publico-feminino em seus "publicos-alvo" principal, pensando já, em recordes de vendas.

    E isto, (esta nova visão de mercado para a industria de quadrinhos), esta refletindo, cada vez mais, para as grandes editoras, de tal forma, que faz os Editores ou Agentes prestarem mais atenção, de qual forma, ou maneira, o desenhista representa a "imagem" da Mulher nos quadrinhos. Exemplo disso, ...tanto que a DC Comics, já começaram a colocar "mais roupas" para as personagens femininas, na saga " Novos 52" da DC comics, trocaram todos os uniformes dos personagens, principalmente, das personagens femininas, deixando a "sensualidade" e a tecnica de "arte - nú artistico" para a suposta "atração", em segundo plano, isto, pensando "estrategicamente" para o NOVO PUBLICO de leitores, que vem crescendo cada vez mais!!!.....o publico feminino!!!!.....


    Bom, para ilustrar e reforças o texto sobres estas "mudanças" de visual nas Super-heroínas dos quadrinhos, 

repare, abaixo, a Mulher Maravilha (Wonder Woman), antes ela estava com a calcinha á mostras, na nova saga "Novos 52" da DC comics, a Wonder Woman já aparece com um visual mais moderno e casual, com calças jeans.




    Agora veja o antes e o depois da Poderosa ( Powergirl), no "antes", ela estava com um decote mais ousado e com o par de seios grandes!!!.... Já na nova saga "Novos 52" da DC comics, a heroina já aparece com os seios menores e sem o decote.



    Agora, se estes novos visuais, vão fazer sucessos???... é uma outra questão! ou se os fãs curtiram??(principalmente para o publico do sexo masculino). Ou se estes novos visuais vão durar muito tempo na industria de quadrinhos???... ou se é apenas um "teste" de mercado??...isso é uma outra questão. Porém as mudanças foram feitas, estrategicamente, pensando no NOVO PUBLICO de leitores e fãs, que não pará de crescer, o publico feminino.

Carlos Rodriggs.