28 outubro 2010

Making-of de Alex Ross (Parte 5 de 5)


LJA de Alex Ross

Books: LJA: Origens Secretas e LJA: Liberdade e Justiça.

Texto: Paul Dini

À esquerda: 3 exemplos do extenso trabalho utilizando modelos e fantasias para cada menbro da liga, colocando ao lado da arte pintada.
Modelos: Chris Fleming (como Aquaman), Cory Smith (como Flash), e Tony Vitale (como Lanterna Verde). Muitas referências de diversos modelos foram utilizados para dar o máximo de personalidade possível na representação da cada um dos menbros da Liga da Justiça. Tendo em vista a forma como os personagens da DC foram conhecidos por varias gerações ao redor do mundo todo, o livro tenta apresentar uma versão de lendas atemporais que deveriam viver para sempre. LIBERDADE E JUSTIÇA apresenta-se como ápice do apreço, como , que os autores têm pelos Maiores Super-Heróis do Mundo.

Fonte: Livro: "Os Maiores Super-Herois do Mundo."de Paul Dini e Alex Ross, ed. Panini Books; Criação e Lançamento de 2005 DC Comics Studio.

Nota

texto: Carlos Rodriggs
Para conferir o resultado deste Making-of, veja a edição para colecionadores, foi lançado em 2005 pela DC Comics, o livro: "Os Maiores Super-Heróis do Mundo" de Paul Dini (Roteiro) e Alex Ross (Arte), sem dúvida, é uma Obra-Prima da DC Comics Studio. Contém 6 albuns gigantes de Ross reunidos em um único superencadernado em 400 páginas, (Superman: Paz na Terra, Batman: Guerra ao Crime, Shazam: O Poder da Esperança, Mulher-Maravilha: O Espírito da Verdade, LJA: Origens Secretas, LJA: Liberdade e Justiça, e ainda Esboços e Comentários dos Autores.).

Analisando as Obras de Ross, devemos concordar que, realmente tem que ser um "Alex Ross" para pode dizer: " Painted comics! That´s the way! "...heheh... Ross em uma entrevista, declara: " It all involves artistic expression. If I can´t get into the work on some artist level, I can´t do it. " (Ross se referindo aos trabalhos dele, ele diz: " Tudo envolve a Expressão Artística. Se eu não puder entrar no trabalho (ou Projeto) em algum nível artístico (ou sem expressar o nível artístico), eu não posso fazê-lo."

E isso é facil perceber que toda a Arte que Ross faz, ele faz com Expressão Artística forte, marcante, ao ponto do público pensar - este personagem é Real, e por sinal, com um nível artístico, "fora de série", raro. A perfeição da Anatomia Humana, englobando o Realismo dos personagens aos quadrinhos ou á Ilustração, e a perfeição da Pintura Artística (tintas), a harmonia da cores e seus efeitos, uma perfeição nas composições,etc. E tudo isso faz com que Ross se torne uma Lenda "viva" aos quadrinhos. Portanto, essa qualidade, perfeição e estilo "único" fez de Ross um "Mito" no mundo dos quadrinhos.
E com este Making-of , aprendemos com Ross que nós, desenhistas ou profissionais da ilustração, devemos criar nossas próprias referências: contratamos nossos próprios modelos vivos, tiramos nossas próprias fotos, fazemos nossa próprias fantasias dos personagens, construimos nossas próprias esculturas e máscaras,etc... E ao final teremos acumulado um "arsenal" de referências para o nosso trabalho ou projeto. E isso irá enriquecer ainda mais a nossa Arte em detalhes e perfeição. Bom, concluimos, que Ross é do tipo de artista,que quando precisa de uma imagem de um Parque de Diversões para desenhar o cenário de uma arte, a primeira coisa á fazer, não é procurar referências na internet, (pode acreditar, nisso?!..mas é sério!) ou em livros, jornais, revistas,etc... a solução é ir em um parque de diversões e tirar suas próprias imagens, contendo suas próprias fotos e ângulos. E essa é uma das mais simples atitudes de Ross, que o consagrou em um "Mito" (ou "lenda") do mundo dos quadrinhos e ilustrações, e acredito que devemos adquirir esse tipo de experiência para o nosso aprendizado e enriquecimento artistíco. Portanto crie suas próprias referências!. Ross é um dos melhores artístas comteporâneo, e isso não foi atoa. Pois, esqueça um pouco a internet (que hoje, é o maior nucleo ou veículo de informações e referências), e corra atrás de suas próprias referências.
Veja também
Parte 1:

Parte 2: