19 outubro 2010

Making-of de Alex Ross (Parte 2 de 5)


Batman de Alex Ross

Book: Batman - Guerra ao Crime.

Texto: Paul Dini

Assim como Ross decidiu criar fantasias completas para seus modelos, ele queria fazer uma máscara específica, de acordo com o seu estilo e visão. Para elaborar uma máscara do Batman que fosse bastante semelhante à pele humana, tiveram de fazer um molde a partir de Matt Paleotti, o modelo do Batman. Isso daria a Ross uma cópia de gesso da cabeça de Paleotti, onde ele esculpiria o capuz do Batman.
O maquiador artístico James Lacey conseguiu a máscara fazendo um molde de Imagel em torno da cabeça de Paleotti. Gaze
médica foi aplicada em torno do frágil Imagel para dar firmeza ao molde. Após aproximadamente quatro horas, o molde foi retirado e preenchido com gesso. Depois que o gesso endureceu, o molde foi removido e a máscara estava pronta para ser esculpida. Ross usou argila sobre a máscara para que seus desenhos ficassem o mais semelhantes possível do rosto do modelo. A companhia Acme Design Inc. de fabricação de modelos utilizou o prótotipo esculpido para fazer mais um molde. Eles preencheram esse novo molde, da cabeça de Paleotti vestido o capuz de Batman esculpido por Ross, com látex e conseguiram o modelo final da máscara de látex emborrachado. Combinada com uma mistura de partes de fantasia do Batman doadas por Kenn Kooi, Barry Crain e Teresa Codie, o traje do Batman foi tarefa mais complexa que Ross já teve que realizar para criar um personagem.
Veja ao lado, do esboço reduzido à arte pintada.
Fonte: Livro: "Os Melhores Super-Heróis do Mundo." de Paul Dini e Alex Ross, ed. Panini Books; Criação e lançamento de 2005 DC Comics Studio.
Veja também:
Parte 1:
Parte 3:
Parte 4:
Parte 5:
Abraço.